Perguntas Frequentes
A Academia Pérolas Negras promove a inclusão de jovens refugiados e moradores de comunidades, em situação de vulnerabilidade, através da educação, empreendedorismo e prática esportiva.
Nas comunidades, incentiva crianças e jovens para que superem as barreiras de origem e se tornem exemplos de vida, verdadeiros mensageiros da esperança. A APN é uma instituição de excelência, localizada em territórios expostos à pobreza extrema e à violência.
A Academia Pérolas Negras foi criada no Haiti em 2009 junto a Missão de Paz da ONU. Em 2015 chegou ao Brasil estabelecendo suas operações em Paty do Alferes (RJ).Hoje tem sede no município de Resende e Centros de Treinamento em Serrinha do Alambari e Itatiaia
De segunda a sexta-feira, das 9h ás 18h. Nas comunidades as atividades esportivas e educacionais também acontecem de segunda a sexta-feira, excerto feriados. Em caso de risco (conflito armado) as atividades são suspensas.
Os integrantes da Academia Pérolas Negras praticam futebol no contraturno escolar nos Centros de Treinamento de Serrinha do Alambari e Itatiaia e também nas comunidades do Cantagalo (Ipanema), Vila Aliança (Bangu), Cidade de Deus (Zona Oeste) e Parque Ipanema (Queimados).
A Academia Pérolas Negras trabalha a educação no ensino fundamental e médio. Vai da escolinha básica, prazerosa e cidadã, às competições de alta performance. Lá e cá busca a excelência em uma rede comunitária formada em favelas e periferias. Cultiva pérolas negras, joias raras. São horas diárias de estudos e treinos, no contraturno escolar. O time de craques recebe aulas de português, inglês, cultura, cidadania, direitos humanos, história e geografia do Brasil, seguindo o currículo-base do MEC. Além dos campos e das salas de aula, desenvolve projetos de vida.
A equipe profissional masculina disputa a Série B1 do Campeonato Carioca e a Copa Rio.O time feminino, que possui sede em Itatiaia (RJ), compete pelo Campeonato Carioca Feminino Série A, junto com Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.A categoria SUB-20, formada por atletas juniores, possui sede em Serrinha do Alambari (Resende-RJ) e compete na CopaRio e no Campeonato Carioca.No futebol comunitário, a APN estabeleceu parcerias com Associações Comunitárias Desportivas em comunidades de alta vulnerabilidade socioeconômica no estado do RJ.
O contato poderá ser feito pela aba “Fale Conosco” deste site e pelo e-mail comunicacao@academiaperolasnegras.com.br.