Notícias

Pérolas Negras e Viva Rio participam da Semana da Diversidade da Repsol Sinopec 

Nessa quarta-feira (06), Renato Freitas, coordenador de Diversidade do Viva Rio, e atletas do time feminino da Academia Pérolas Negras participaram do encerramento da Semana da Diversidade da Repsol Sinopec Brasil, em Botafogo. O evento, voltado para funcionários, contou com a presença do presidente da empresa, Alejandro Ponce. 

Organizado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da Repsol, a programação debateu questões ligadas a pessoas LBGTQIAPN+ dentro das empresas e nos times de futebol, em especial os preconceitos e desafios enfrentados por jogadoras, principalmente quando pertencem à comunidade LBGTQIAPN+. O Viva Rio e o Pérolas Negras foram convidados a contribuir com a discussão, a partir de sua experiência com o tema. 

Renato Freitas, contou sobre os projetos e ações do Viva Rio em prol da inclusão da população LBGTQIAPN+, de pessoas com deficiência e de negros. Já Camila Marques, zagueira no Pérolas, contou sobre sua trajetória no futebol e as dificuldades enquanto mulher e lésbica, dentro e fora dos campos. As atletas Vitória e Jô também estiveram presentes. 

“Existe muito preconceito com jogadoras de futebol, sempre associam nossa sexualidade ao esporte que praticamos, como se todas fossem lésbicas”, contou Camila em seu depoimento. A atleta também diz que o Pérolas Negras é um espaço acolhedor para todos. “Sou feliz em fazer parte do Pérolas, que nos dá oportunidade de ser nós mesmas e nos acolhe como somos”, finaliza a zagueira.