Notícias

Academia Pérolas Negras promove cursos de proteção ambiental para colaboradores 

 

As capacitações foram realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Academia Pérolas Negras promoveu dois cursos para seus colaboradores: Combate a Incêndio Florestal e Proteção de Nascente. As capacitações, que aconteceram na última semana, contaram com aulas teóricas e práticas. Os participantes receberam certificação do SENAR.

O curso de Combate a Incêndio Florestal contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Itatiaia. As aulas aconteceram no Centro de Treinamento Feminino, localizado na cidade. Isabelle Souza e Silva, secretária de Meio Ambiente, e Melissa Cristina Moraes Florencio, bióloga da Secretaria, estiveram presentes. Guardas municipais da região também participaram da capacitação.

Já o curso de Proteção de Nascente aconteceu em Resende, em parceria com João Henrique Pares, dono da Fazenda Água Boa, e com apoio do Sindicato Rural do município. A bióloga Melissa Cristina também participou. 

Luiz Octávio Veiga, técnico ambiental da Academia Pérolas Negras, fala da importância de capacitar os colaboradores do clube para lidar com o meio ambiente. “O curso de combate a incêndios tem tudo a ver com o projeto de plantio de árvores do Pérolas Negras. É importante que tenhamos pessoas qualificadas em nossa equipe. A proposta do Pérolas é fortalecer vínculos com associações que se relacionam com as áreas ambiental e social. Os cursos são uma parte dessas ações”, explica Luiz Octávio Veiga, técnico ambiental do  Pérolas Negras. 

Os cursos 

Causas e consequências de incêndios florestais, triângulo do fogo, medidas preventivas, equipamentos de proteção individual e ferramentas utilizadas no combate, principais tipos de incêndios e planejamento e táticas de combate aos incêndios florestais foram alguns dos tópicos abordados na parte teórica do curso de Combate a Incêndio Florestal. 

Na parte prática, foi realizada uma simulação de combate de um incêndio, onde os participantes aprenderam a utilizar os equipamentos corretamente. Algumas das atividades foram: construção de aceiros, utilização e manutenção da bomba costal, uso dos abafadores, atividades de rescaldos e redução do material combustível da área. 

No segundo curso, de Proteção de Nascentes, as regras de prevenção e manejos de nascimento e a importância da restauração no entorno das nascentes e identificação de tipos de nascentes, foram os principais tópicos abordados. A parte prática foi realizada na fazenda Água Boa, onde os participantes tiveram a oportunidade de identificar nascentes e  local de afloramento do curso d’água. Ao final, foi realizado um plantio no entorno de uma das nascentes da propriedade.