Quem somos

Academia Pérolas Negras

Pérolas Negras é um clube de futebol criado pelo Viva Rio para gerar impacto social. Nossas academias no Haiti e no Brasil são ao mesmo tempo casa, escola e centro de treinamento para jovens em busca de um futuro melhor. Elas promovem a inclusão e integração de imigrantes e jovens em situação de risco e atendem a todas as exigências da Fifa a um clube formador.

ORIGEM: HAITI

Cerca de 150 atletas, meninos e meninas a partir de 11 anos, vivem e estudam na Academia Pérolas Negras nos arredores de Porto Príncipe. Os jovens são selecionados em jogos de futebol de rua, muito populares no país, para entrar para a academia e receber um treinamento profissional, além de aulas de educação básica, valores e cidadania. Assim garantimos que os que não seguirem carreira nos campos estarão em boas condições para disputar vagas de trabalho dentro ou fora do mundo do futebol.

DESTINO: BRASIL

Ao completar 16 anos, os jovens com mais talento e vontade são convidados a treinar no Brasil, onde encontram possibilidades reais de inserção no mercado do futebol. O Pérolas Negras disputa alguns dos principais torneios profissionais, sub-20 e sub-17 do país, e jovens haitianos vêm conseguindo contratos com grandes clubes brasileiros.

Rotina

Na academia, os jovens recebem treinamento físico constante, aulas de português e atividades que desenvolvem as habilidades físicas e interpessoais dos jovens, além de um senso de responsabilidade. Os atletas recebem alimentação balanceada e treinamento tático, físico e técnico para uma performance de alto nível. Eles também vão para a escola local e têm acesso a cuidados médicos.

 

Nossa História

Em 2004 o Viva Rio foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a participar da missão de paz no Haiti. Nosso trabalho era chegar até os grupos paralelos com uma proposta de resolução do conflito, esforço que levou à assinatura de diversos acordos de paz.

Conseguimos estabelecer uma comunicação com os bairros mais violentos levando música para os jovens, apoiando festas populares e reunindo a comunidade em ocasiões que iam de cerimônias tradicionais a um bloco de carnaval. Abrimos um centro comunitário na área mais conflagrada da cidade, onde estamos até hoje com programas de esporte e cultura. E foi nesse contexto que surgiu a Academia de Futebol Pérolas Negras no Haiti.

Em 2016 O Viva Rio abriu uma sede da Academia em Paty do Alferes, no Rio de Janeiro, oferecendo acomodações, quadras para treinamento, transporte, alimentação, além de educação básica, para haitianos refugiados e brasileiros que compõem as equipes do Pérolas Negras.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determina que os clubes podem utilizar no máximo cinco jogadores estrangeiros por partida. Mas, para que o Pérolas Negras possa disputar os torneios oficiais sem estourar esse limite, a CBF passou a considerar os atletas refugiados e os imigrantes por razões humanitárias como brasileiros. 

 

Perguntas e Respostas

De onde vem o nome "Pérolas Negras"?

O nome “Pérolas Negras” historicamente tem sido dado a alguns dos maiores talentos do futebol. Pelé, Eusébio, Larbi Ben Barek e todos tiveram esse apelido ao longo de suas carreiras. Seja discutindo pedras preciosas ou nossos jogadores, Pérolas Negras são consideradas as mais valiosas e misteriosa de todas as pérolas.

Como os jovens são recrutados?

Os talentos são recrutados para a academia através da observação de partidas de futebol de rua, jogos e as eliminatórias locais. Treinadores avaliam o potencial dos jogadores com base na habilidade técnica, consciência tática, unidade, disciplina, capacidade atlética e potencial global.

Que oportunidades estão disponíveis para os alunos após a formatura da Academia de Futebol Pérolas Negras?

Os jovens têm oportunidades ilimitadas disponíveis para eles após a formatura, incluindo a possibilidade de assinar contratos profissionais de futebol, receber bolsas atléticas para as faculdades, trabalhar na área esportiva e até encontrar melhores empregos em suas comunidades locais. Em apenas alguns anos de funcionamento, tivemos atletas jogando em grandes clubes internacionais e nacionais, enquanto outros começaram carreiras como treinadores.

Pode minha equipe alugar as instalações da Academia de Futebol Pérolas Negras?

Sim. Por favor, entre em contato para acertar valores e disponibilidade.

Como marcar um jogo contra os Pérolas Negras?

Para agendar jogos contra nosso time é só entrar em contato conosco.

Posso colaborar com o projeto ?

Sim. Nós adoramos encontrar pessoas que se apaixonaram pelo projeto. Conheça nossas formas de colaboração aqui.

Parceiros