Quem somos

Academia Pérolas Negras

A Academia de Futebol Pérolas Negras é um projeto de desenvolvimento esportivo de alto nível, localizada nos arredores de Port-au-Prince no Haiti. Através da observação do futebol de rua, jogos locais e eliminatórias no campus, a juventude haitiana que tem potencial é recrutada para viver, treinar e estudar em nossas instalações, que medem 50.000m2. Os jovens estudam e treinam durante todo o ano, todos tem uma esperança: serem vistos pelos seus talentos.

Pérolas Negras no Brasil

A partir de 2016, o Viva Rio abre um espaço em Paty do Alferes para ser o centro de treinamento da categoria profissionalizante do Pérolas Negras. O objetivo é ampliar as chances desses jovens, utilizando o amplo espaço que a Colônia Pérolas Negras oferece para a formação e desenvolvimento desses atletas. O time haitiano chegou ao Brasil em busca de oportunidades de progredirem com o esporte fora do seu país, que apesar de ser o esporte mais popular da região, apresenta uma enorme deficiência de formação de atletas. No Brasil, eles ganham a chance de unirem o ensino com a prática do futebol e seguirem em busca do sonho de se tornarem profissionais.

Missão e Visão

MISSÃO: Promover o potencial do Haiti através do futebol. 

VISÃO: O Haiti se desenvolve no futebol internacional e revela ao mundo uma nação mais pacífica e respeitada.

Nossa História

Por mais de duas décadas, o Viva Rio tem ajudado a tornar o Brasil um lugar mais seguro. Desde 2004 trouxemos para o Haiti a nossa experiência na construção da paz. Com projetos como a Academia de Futebol Pérolas Negras, esperamos promover uma cultura de paz e inclusão social no Haiti, no Brasil, e no mundo.

Desde que foi fundado em 1993, o Viva Rio tem atraído a atenção mundial para o seu sucesso na promoção da paz e da inclusão social. Em 2004, a pedido da ONU, o Viva Rio ampliou seu trabalho para as comunidades pobres do Haiti. A ação da organização começou em Bel Air, um bairro de Porto Príncipe, com a execução de projetos nas áreas de esportes, artes e educação no centro comunitário de Kay Nou (“Nossa Casa”). O terremoto de 2010, exigiu a intensificação dos programas em todo o país.

Em 2010, o Viva Rio construiu a Academia de Futebol Pérolas Negras como forma de profissionalizar o futebol haitiano e assim, promover o talento e a auto-estima dos jovens em risco. Depois de meses observando as competições de futebol de rua, as crianças que apresentaram o maior potencial foram selecionadas para viver e treinar em nossas instalações de alto nível em Bon Repos. As portas para a Academia abriram pela primeira em 2011, e, desde então, tem ajudado a mudar a vida de todos os membros da comunidade haitiana.

FHF

Com a parceria da Federação de Futebol do Haiti (FHF), o Viva Rio promove talentos locais para a cena internacional. Em 2013, a equipe dos Pérolas Negras venceu campeonatos europeus na Suécia e na Noruega. Atualmente, quatro atletas jogam em clubes profissionais no Brasil e nos EUA. 95% dos nossos atletas estão jogando em times da 1ª e 2ª divisão do Haiti ou trabalham como treinadores.

Perguntas e Respostas

De onde vem o nome "Pérolas Negras"?

O nome “Pérolas Negras” historicamente tem sido dado a alguns dos maiores talentos do futebol. Pelé, Eusébio, Larbi Ben Barek e todos tiveram esse apelido ao longo de suas carreiras. Seja discutindo pedras preciosas ou nossos jogadores, Pérolas Negras são consideradas as mais valiosas e misteriosa de todas as pérolas.

Como os jovens são recrutados?

Os talentos são recrutados para a academia através da observação de partidas de futebol de rua, jogos e as eliminatórias locais. Treinadores avaliam o potencial dos jogadores com base na habilidade técnica, consciência tática, unidade, disciplina, capacidade atlética e potencial global.

Que oportunidades estão disponíveis para os alunos após a formatura da Academia de Futebol Pérolas Negras?

Os jovens têm oportunidades ilimitadas disponíveis para eles após a formatura, incluindo a possibilidade de assinar contratos profissionais de futebol, receber bolsas atléticas para as faculdades, trabalhar na área esportiva e até encontrar melhores empregos em suas comunidades locais. Em apenas alguns anos de funcionamento, tivemos atletas jogando em grandes clubes internacionais e nacionais, enquanto outros começaram carreiras como treinadores.

Pode minha equipe alugar as instalações da Academia de Futebol Pérolas Negras?

Sim. Por favor, entre em contato para acertar valores e disponibilidade.

Como marcar um jogo contra os Pérolas Negras?

Para agendar jogos contra nosso time é só entrar em contato conosco.

Posso colaborar com o projeto ?

Sim. Nós adoramos encontrar pessoas que se apaixonaram pelo projeto. Conheça nossas formas de colaboração aqui.

Parceiros