Método

Recrutamento

Encontrar talentos inesperados no Haiti
400 crianças de 11 a 17 anos, em média, inscreveram-se em nosso processo seletivo.

Desenvolvimento

A vida na Academia
As crianças têm a chance de desenvolver suas habilidades no futebol e também receber apoio escolar.

Inserção

Depois da formatura
Após a formatura na Academia, os jovens estão preparados para entrar no mundo esportivo e no mercado de trabalho

Desbloqueio do potencial do Haiti através do futebol

A metodologia de trabalho da Academia de Futebol Pérolas Negras baseia-se em quatro setores: psicológico, físico, técnico e tático. Embora distintos, é necessário que haja interação entre eles para que o trabalho possa fluir e o sucesso possa ser alcançado no final do ciclo. O principal objetivo do treinamento é “construir” um cidadão que aceita a responsabilidade por suas ações de forma coerente, aprende a conviver em sociedade, respeite as diferenças e tenha um treinamento dirigido para o desenvolvimento de um futuro promissor.

Área Psicológica

Esta área abrange o ensino ministrado ao atleta, de princípios educacionais básicos até o acompanhamento escolar presente no centro de treinamento. Atividades sociais junto com a família, como higiene e educação ambiental presentes em projetos paralelos desenvolvidos pelo Viva Rio, ajudam a fomentar nestes atletas os princípios de formação da Academia de Futebol Pérolas Negras. Especialmente em relação ao futebol, as variáveis psicológicas que atletas experimentam em competições nacionais e internacionais recebem atenção especial.

Área Física

Ao lidar com crianças, jovens e adolescentes, podemos pensar em métodos que envolvam uma boa análise de dados antropométricos e testes físicos, um bom atendimento de fisioterapia para garantir treinamento de força, resistência aeróbica, anaeróbica e em particular a flexibilidade, alongamento, treinamento funcional, treino proprioceptivo, todos respeitando a individualidade cronológica e biológica dos potenciais futuros atletas do futebol haitiano.

Técnica

A técnica é comum a todos os atletas e os fundamentos do esporte. Trabalhamos de acordo com o nível de idade dos nossos meninos e meninas (entre 12 e 17 anos) e deve ser programada de acordo com a complexidade, intensidade e duração. O desenvolvimento intelectual e técnico na formação dos atletas é muito importante para a formação básica e da tática em geral.

Tática

A boa compreensão de tática, especificamente, está nas capacidades de percepção, antecipação e tomada de decisões, que refletem a habilidade tática e experiência motor do atleta. O desenvolvimento da tática não se dá através de um treinamento complexo e sistemático e sim através das ações do jogo, que justificam a importância do comportamento tático do jogador para o rendimento esportivo, tornando-se o jogo um fator de inter-relações: espaço, tempo, situação, cooperação, oposição e bola. Também trabalhamos com palestras sobre a compreensão da tática e seguimos a regra: quanto mais jovem a criança, menos teoria é aplicada. Conforme vão crescendo, mais teoria e palestras são utilizadas.

 

Parceiros