Centros de treinamento

Metodologia

COMO ENCONTRAMOS TALENTOS

 

Trabalho Comunitário

Ações comunitárias são a porta de entrada e a sustentação da Academia nos territórios. O esporte é combinado à educação, segurança comunitária, saúde e meio ambiente.

Mobilização de Jovens

Os jovens participam de torneios comunitários, com noções de cidadania, de onde os atletas são recrutados.

Recrutamento de Talentos

Talento natural em futebol, idade e perfil psicológico são alguns dos critérios utilizados.

PROGRAMA DE TREINAMENTO, ESTUDO E CARREIRA

O processo de treinamento consiste no desenvolvimento físico (1), técnico (2) e tático (3) dos jogadores.

Físico – Os jogadores de futebol são atletas de alto rendimento e precisam estar aptos para correr por 90 minutos, com poucos segundos para se recuperar. Para alcançar o nível profissional é necessário um exercício intenso para desenvolver as estruturas musculares e preparar o corpo.

Técnico – O objetivo é ensinar aos jovens atletas as técnicas do jogo, como passar, como chutar, como cruzar e assim por diante.

Tático – Também é importante fazer o jogador entender o que deve ser feito em campo e como tomar as melhores decisões, de acordo com os objetivos da equipe.

As partidas amistosas e competições são muito importantes para dar experiência e completar o processo de treinamento. É preciso viver o processo por no mínimo dois anos, para aprender, praticar e se adaptar a uma nova condição de desempenho. O treinamento é realizado durante os seis dias da semana, com um dia de folga e um mês de férias por ano.

POSSIBILIDADES DE CARREIRA PARA OS JOGADORES

Se o jogador não tiver sucesso em sua carreira no futebol, o plano é prepara-lo para outras funções relacionadas ao esporte, como roupeiro, assistente técnico, treinador de goleiros, massagista, árbitro ou profissões afins. A formação escolar prevê a obrigatoriedade da educação formal no Brasil, além de workshops e cursos extracurriculares.