Academia Pérolas Negras

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo da Academia Pérolas Negras?

A Academia Pérolas Negras promove a inclusão de jovens refugiados e moradores de comunidades, em situação de vulnerabilidade, através da educação, empreendedorismo e prática esportiva.

Nas comunidades, incentiva crianças e jovens para que superem as barreiras de origem e se tornem exemplos de vida, verdadeiros mensageiros da esperança. A APN é uma instituição de excelência, localizada em territórios expostos à pobreza extrema e à violência.

 

Quando foi criada?

A Academia Pérolas Negras foi criada no Haiti em 2009 junto a Missão de Paz da ONU. Em 2015 chegou ao Brasil estabelecendo suas operações em Paty do Alferes (RJ).Hoje tem sede no município de Resende e Centros de Treinamento em Serrinha do Alambari e Itatiaia

 

Quais os dias e horários de funcionamento?

De segunda a sexta-feira, das 9h ás 18h. Nas comunidades as atividades esportivas e educacionais também acontecem de segunda a sexta-feira, excerto feriados. Em caso de risco (conflito armado) as atividades são suspensas.

 

 

Qual tipo de esporte a Academia Perolas Negras promove?

Os integrantes da Academia Pérolas Negras praticam futebol no contraturno escolar nos Centros de Treinamento de Serrinha do Alambari e Itatiaia e também nas comunidades do Cantagalo (Ipanema), Vila Aliança (Bangu), Cidade de Deus (Zona Oeste) e Parque Ipanema (Queimados).

 

Como são os programas educacionais?

A Academia Pérolas Negras trabalha a educação no ensino fundamental e médio. Vai da escolinha básica, prazerosa e cidadã, às competições de alta performance. Lá e cá busca a excelência em uma rede comunitária formada em favelas e periferias. Cultiva pérolas negras, joias raras. São horas diárias de estudos e treinos, no contraturno escolar. O time de craques recebe aulas de português, inglês, cultura, cidadania, direitos humanos, história e geografia do Brasil, seguindo o currículo-base do MEC. Além dos campos e das salas de aula, desenvolve projetos de vida.

 

Como o futebol é organizado na APN?

‍A equipe profissional masculina disputa a Série B1 do Campeonato Carioca e a Copa Rio.‍O time feminino, que possui sede em Itatiaia (RJ), compete pelo Campeonato Carioca Feminino Série A, junto com Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.A categoria SUB-20, formada por atletas juniores, possui sede em Serrinha do Alambari (Resende-RJ) e compete na CopaRio e no Campeonato Carioca.No futebol comunitário, a APN estabeleceu parcerias com Associações Comunitárias Desportivas em comunidades de alta vulnerabilidade socioeconômica no estado do RJ.

 

Como posso entrar em contato com a APN?

O contato poderá ser feito pela aba “Fale Conosco” deste site e pelo e-mail comunicacao@academiaperolasnegras.com.br.

Skip to content