Academia Pérolas Negras

Como fazemos

A Academia Pérolas Negras é um clube professional competitivo, mas suas bases infanto juvenis são formadas numa rede de associações de favela. Por contrato, os clubes comunitários parceiros participam dos valores gerados pelos Pérolas no mercado de futebol. É um clube de elite com raízes na favela.

Metodologia

A Academia Pérolas Negras nasceu nas favelas do Haiti, cresceu no Brasil e lançou base na Jordânia
junto a campos de refugiados da guerra na Síria. Possui relações ativas com agências da ONU
no trabalho com refugiados, de assistência humanitária e de redução da violência nas comunidades.

Nas categorias de base, do sub 10 ao sub 20, a Academia Pérolas Negras exige que a prática do esporte seja combinada a um esforço acadêmico. Do fundamental, ao médio e ao superior, as Pérolas Negras formam atletas no corpo,na vontade e no intelecto. São 3 horas diárias de aula e 2hs de treino, sempre
no contraturno escolar. Fazem assim nos próprios territórios onde moram.

A paixão pelo futebol mobiliza a garotada e as luzes da educação iluminam as oportunidades. Abrem-se diversas chances de crescimento, seja pela continuação dos estudos, de trabalhos mais qualificados ou empreendedorimo.O esporte  a educação são fundamentais para alcançar esses objetivos.

Áreas de atuação
no Rio de Janeiro

No Estado do Rio de Janeiro, a Academia
Pérolas negras conta com 9 núcleos
espalhados por diferentes comunidades.

Pérolas Socioambiental

Os projetos socioambientais da Academia Pérolas Negras começaram pouco depois da sua fundação, no Haiti, em 2009. Centenas de biodigestores, viveiros e hortas comunitárias somaram-se à restauração da cobertura vegetal na região ao Norte de Porto Príncipe onde fica o Centro de Treinamento.

No Brasil, segue a sua vocação ESG nas comunidades onde atua e sobretudo ao longo do Vale do Paraíba. Em parceria com as Prefeituras de Resende e Itatiaia conduz a campanha A Cada Gol, 100 Árvores Plantadas, pela restauração de áreas degradadas nas vertentes da Mantiqueira. Em Pindamonhangaba, São Paulo, colabora com a Fazenda Coruputuba, referência na metodologia de Agro Floresta.

Em 2022, as equipes profissional, sub 20 e feminina, fizeram uma centena de gols nos campeonatos Brasileiro D e Estaduais do Rio de Janeiro, comprometendo-se ao plantio de 10.000 mudas da Mata Atlântica em fazendas particulares, em terrenos de escolas públicas e em áreas de Parques que foram danificadas por queimadas.

O plantio será feito em parceria com a Fazendo Coruputuba, referência nacional em cultino agroflorestal. Chegou a hora de torce ainda mais pelos gols dos nossos atletas! Vamos Pérolas!

Rede de parceiros

Cidade de Deus

Cidade de Deus

IMG-20220809-WA01072

Craques da Vida

Parque Ipanema

Parque Ipanema

projeto acolher

Projeto Acolher

Espaço Nova Geração

Nova Geração

Skip to content