Notícias

Parque Ipanema e Craques da Vida participam da Expo Favela Rio 2023

O Parque Ipanema (Queimados), e o Craques da Vida (Vila Aliança), parceiros da Academia Pérolas Negras, marcaram presença na Expo Favela Innovation Rio 2023, que aconteceu de 29 a 31 de julho na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Juntos, os projetos levaram mais de 130 pessoas de suas favelas, em sua maioria mulheres empreendedoras, que puderam participar das oficinas e atividades da maior feira de negócios voltada para empreendedores e startups da favela. 

Como parte do novo formato do Parque Ipanema, que agora é Instituto Parque Ipanema, foi criado o Parque Empreendedor, que promove ações de apoio aos pais de atletas que são donos de seus negócios. O projeto levou 88 empreendedoras da favela de Queimados, mãe de jogadores, para a Expo Favela, entre elas artesãs, confeiteiras e cozinheiras. 

No evento, as mulheres puderam conhecer o trabalho de outras pessoas e participar das palestras oferecidas. Também receberam orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para abertura e regularização de suas empresas e sobre as formas de conseguir captação. 

Lara Larissa, mãe do atleta Pedrinho, foi uma das empreendedoras que participou da feira de negócios. Ela enfatiza a importância do trabalho do Parque Ipanema para a comunidade.  

“Foi muito legal participar do evento. Sou grata ao Instituto Parque Ipanema pela oportunidade. Desejo que o objetivo do Parque, projeto social tão importante, seja sempre compartilhar amor através de ações que impactam positivamente a vida das pessoas”, enfatiza. 

O Craques da Vida, da Vila Aliança, favela de Bangu, também participou da Expo Favela. Franklin Ferreira, presidente da ONG, foi convidado para palestrar sobre a importância de projetos como a Taça das Favelas para as comunidades do Brasil. O Craques da Vida já participa do torneio há nove anos, tendo sido campeão em 2017. 

O projeto também levou 47 pessoas da Vila Aliança, entre elas mulheres empreendedoras, que tiveram mentorias e participaram das palestras. “Essa é mais uma grande oportunidade de levar nossa comunidade para outros patamares e mostrar que a favela é potência”, enfatiza Franklin. 

Paulo Silva, vice-presidente do Parque Ipanema, fala da alegria em contribuir para o avanço dos atletas e suas famílias, com ações que vão além do futebol, como o Parque Empreendedor. “Há um tempo começamos a investir nos pais dos atletas, pois sabemos que o desemprego e a falta de oportunidades afeta muito o ambiente familiar. Estamos tentando ajudar nossos jovens e suas famílias a evoluírem em diversos aspectos. Essas ações são muito importantes para os atletas e também para o nosso trabalho”, reforça.