Notícias

Futebol, educação e  socioambiental: Academia Pérolas Negras completa 14 anos

A Academia Pérolas Negras completa, nesta quinta-feira (25), 14 anos. Mais do que um time de futebol, o Pérolas é um projeto de educação, empreendedorismo e esporte de alto rendimento, totalmente comprometido com os princípios ESG. Em parceria com projetos sociais de favelas do Rio de Janeiro, apoia jovens atletas no início de suas carreiras e oferece oportunidades. 

O Pérolas Negras começou em 2009, no Haiti, como parte de uma missão de paz da ONU, a Minustah. Chegou ao Brasil anos mais tarde, em 2016, e no ano seguinte se filiou à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Atualmente é um clube de futebol profissional e socioambiental. 

Em seu elenco, o Pérolas Negras conta com atletas haitianos, e em anos passados também que já teve refugiados sírios e venezuelanos. Um deles é Jonathan Solon, supervisor do time profissional da Academia Pérolas Negras, que integra a equipe desde a criação. Ele parabeniza o trabalho realizado. 

“Faço parte dessa história desde o início, é um orgulho para mim falar do Pérolas. São 14 anos dando oportunidades e transformando a vida de muitos jovens como eu. Que toda a equipe continue fazendo esse trabalho maravilhoso”, comenta. 

Academia Pérolas Negras no futebol 

Desde 2017 a Academia Pérolas Negras conta com três times registrados na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ): as equipes profissionais masculina e feminina e o masculino da categoria Sub-20. Os Centros de Treinamento das três categorias estão localizados nas cidades de Resende e Itatiaia (RJ).

Desde a profissionalização, a Academia Pérolas Negras, apesar do pouco tempo, conquistou diversos títulos a nível estadual: duas divisões da Campeonato Carioca (Série C de 2017 e Série B2 de 2020); três turnos (Taça Waldir Amaral de 2020 e 2021 e Taça Maracanã de 2021); além da Copa Rio de 2021, que concedeu ao clube a participação em sua primeira competição nacional, a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

Pela categoria Sub-20, o Pérolas Negras conquistou três divisões do Campeonato Carioca: a Série C de 2017, a Série B2 de 2018 e a Série B1 de 2021. Já a equipe feminina participa desde 2020 da Série A do Campeonato Carioca. Sua melhor colocação foi em 2022, quando terminou em quinto lugar e, com o resultado, conquistou vaga para o Campeonato Brasileiro Feminino Série A3. Na competição nacional, eliminou o Vasco na primeira fase e foi desclassificado nas oitavas de final. 

Fora das quatro linhas

Em 2019, com a missão de fazer ponte entre o futebol de favela e o futebol profissional, o clube montou uma rede de parcerias com times de comunidades do Rio de Janeiro, com polos em Vila Aliança (Bangu), Cidade de Deus, Cantagalo (Ipanema) e Parque Ipanema (Queimados). Também mantém parceria com projetos em Caramujo, Fonseca e Cantagalo, em Niterói. Juntos, esses projetos atendem mais de 1.500 crianças e adolescentes.

Na parte educacional, o clube oferece oportunidade de estudos aos atletas, que recebem aulas nos Centros de Treinamentos, estudam nas escolas de Resende e Itatiaia e podem iniciar graduação em parceria com o clube. 

Para fomentar o lado socioambiental, em 2022 o Pérolas criou uma campanha chamada “Cada gol = 100 árvores”. A cada gol marcado pelas equipes profissional, feminina e Sub-20 serão plantadas 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Atualmente, 3.800 árvores já foram plantadas em áreas da Serrinha do Alambari, em Resende, em Itatiaia e em Pindamonhangaba, em São Paulo. A campanha conta com apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e da empresa Humanize.