Academia Pérolas Negras

Notícias

Viva Rio e Pérolas  participam de evento do Dia da Consciência Negra em Itatiaia 

O Viva Rio através do projeto Haiti Aqui e a Academia Pérolas Negras participaram de uma roda de conversa, organizada pela Secretaria de Assistência Social do município de Itatiaia, com foco no Dia da Consciência Negra e combate ao racismo, na última segunda-feira (21). 

Estiveram presentes Marília Rocha, diretora executiva do Viva Rio e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social, Priscila Serodio, mentora do time feminino do Pérolas, e Gustavo Fagundes, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisador das Relações Raciais no Brasil. 

O objetivo foi conversar com técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e com jovens atendidos pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) de Itatiaia, projeto que oferece oficinas no contraturno escolar.  

Foi apresentado o trabalho da Academia Pérolas Negras e do Haiti Aqui e levantados casos de racismo sofridos nos últimos meses pelos atletas do time de futebol. “A gente conversou muito sobre os episódios de racismo sofridos por jogadores. É comum um jogador vir de periferia e favela, é comum um jogador ser negro, mas também tem sido comum ele ser chamado de macaco”, aponta Marília Rocha. Também foi debatido com os jovens onde nasce o racismo e o que significa ser contra o racismo na prática. 

 

Skip to content