Academia Pérolas Negras

Notícias

Academia Pérolas Negras realiza torneio entre seus núcleos para montar equipe Sub-17 

 

Mais de 80 atletas de Parque Ipanema, Cidade de Deus, Cantagalo e Vila Aliança estiveram presentes no evento, que aconteceu nesta quinta-feira (14) 

A Academia Pérolas Negras realizou um torneio entre os seus núcleos nesta quinta-feira (14), para selecionar atletas que farão parte da categoria Sub-17, que será criada em 2023. Mais de 80 jovens de Parque Ipanema, em Queimados, Bom Esporte, da Cidade de Deus, Craques da Vida, da Vila Aliança e Projeto Acolher, do Cantagalo estiveram presentes no evento, junto de seus treinadores. 

De acordo com o presidente do Pérolas Negras, Rubem César Fernandes, a proposta é criar, para o ano que vem, duas categorias de base: Sub-17 e Sub-15. O trabalho será coordenado pelo Baroninho ex-jogador de futebol, conhecido pela sua atuação no Palmeiras e por ter sido campeão mundial pelo Flamengo e seu genro Alexandre Ghael Bergamo, que também atua no futebol de base. Será montado um Centro de Treinamento no Rio de Janeiro para as categorias. 

No torneio, que aconteceu no campo de futebol Washington Villa, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio de Janeiro, os atletas Sub-17 de cada comunidade foram observados, enquanto jogavam uns contra os outros. A partir do torneio, alguns serão selecionados para serem avaliados mais de perto pelo Baroninho e Alexandre. 

Baroninho, que trabalha com categorias de base em outras comunidades do Rio, destaca que há muitos jovens com potencial nos núcleos da Academia Pérolas Negras. “Estamos aqui para colaborar, para garimpar. O que faltava para esses jovens era oportunidade, e ela apareceu agora. Tem muito garoto bom aqui. Nossa ideia é montar um time que jogue igual a qualquer outra categoria de base de times de primeira divisão”, conta.

Rubem César diz que a proposta é montar outras categorias de base nos próximos anos, até que se chegue ao Sub-8. Segundo ele, ter núcleos nas favelas é o diferencial da APN, que consegue captar talentos. “A gente tá pensando em futuro, e nosso futuro passa por essa garotada. Estamos dentro das favelas, essa é uma vantagem grande que temos, de montar uma base onde está o criadouro dos talentos”. 

Para Alexandre Bergamo, essa nova fase do Pérolas será uma forma de avançar com o trabalho que é feito nos núcleos das comunidades e evoluir para a profissionalização dos times de base para alto rendimento, podendo, assim, disputar mais competições oficiais. 

O treinador do Craques da Vida, da Vila Aliança, Denis Ferreira, acredita que esses torneios internos são positivos para as comunidades e para o Pérolas. “A gente agradece a oportunidade de participar. Esse tipo de torneio é bom para o nosso projeto, para todos os projetos envolvidos e para o Pérolas, pois dá oportunidade aos atletas e enriquece o time do Pérolas.”

Skip to content