Academia Pérolas Negras

Notícias

Espaço Nova Geração promove evento para incentivar a arte, cultura e educação

 

O “Viradão Cultural” aconteceu no ENG Cantagalo e promoveu integração entre artistas locais e alunos do projeto

 

O Espaço Nova Geração (ENG), núcleo da Academia Pérolas Negras no Cantagalo, em Niterói, realizou o primeiro “Viradão Cultural” no último sábado (09/07). O objetivo da programação foi incentivar a cultura, educação e arte. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos beneficiários do ENG e seus responsáveis. 

 

Inspirado no centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, comemorado em 2022, a proposta do ENG foi promover expressões artísticas e culturais, tanto dos alunos do projeto quanto de artistas locais, além de gerar interação entre os dois grupos, que também se apresentaram juntos. 

 

Para o coordenador do ENG Cantagalo, essa junção foi muito positiva: “Geralmente, em nossas atividades, são feitas apresentações dos nossos alunos. No ‘Viradão Cultural’ foi diferente, convidamos artistas do território também. Houve uma interação muito interessante dos nossos alunos com artistas de outros projetos, além da troca de experiências. Todos saíram muito satisfeitos do evento”. 

 

O “Viradão Cultural” contou com apresentações musicais e de dança (ballet, danças urbanas, rap), grafite, roda de capoeira, aula de zumba e baile charme, poesias (Slam resistência), feira de artesanato e exposição de brinquedos e móveis reciclados. 

 

A cantora Cele abriu o evento com a apresentação de um funk autoral em versão acústica. Em seguida, houve a apresentação do projeto Din Down Down-Gingas (Arte da Possibilidade) – que é voltado para pessoas com deficiência, junto com a roda de capoeira do Espaço Nova Geração. A cantora de rap Krika e a Orquestra da Grota também estiveram presentes na programação. A orquestra se apresentou com a turma de Musicalização do Espaço Nova Geração. 

 

Skip to content