Notícias

 

Espaço Nova Geração promove festas juninas

 

O Espaço Nova Geração (ENG) do Fonseca, núcleo da Academia Pérolas Negras em Niterói, promoveu uma festa junina, na última quinta-feira (30/06), que levou o nome de “Arraiá do Respeito”. Com a proposta de ensinar – de forma descontraída – o respeito ao próximo e às diferenças, todas as brincadeiras tradicionais de folias foram adaptadas para trazer uma reflexão para as crianças e jovens participantes. 

 

Algumas das atividades foram: derrubando o tabu; cantinho da beleza; pescaria dos afetos; caça aos valores; cordel do autorrespeito e corrida da informação. Na pescaria, havia palavras afetivas como “gentileza” e o pescador precisava explicar o significado para ganhar o brinde. Já na atividade “derrubando o tabu”, a proposta era derrubar latas com palavras negativas como intolerância, opressão, violência, racismo, tristeza, exclusão e preconceito. 

 

O “Arraiá do Respeito” também contou com a apresentação dos alunos das oficinas de violão e musicalização e de seu professor, além de quadrilhas e comidas típicas. 



Mandacaru no ENG Cantagalo  

 

Já no Espaço Nova Geração (ENG) do Cantagalo, a festa junina levou o nome de Mandacaru, típico cacto do nordeste. A folia contou com diversas atividades para as crianças e jovens: corrida de saco, pescaria, bocão dos caipiras, corrida de ovos na colher, jogo de argolas, correio elegante, estação de maquiagem e cabelos típicos de festa junina, além de uma exposição de livros de cordel feitos pelos alunos.