Academia Pérolas Negras

Notícias

Pérolas Negras seleciona atletas dos núcleos parceiros para integrar a equipe Sub-20

 

A equipe Sub-20 do Pérolas Negras já deu início à pré-temporada deste ano. Um torneio avaliativo feito no último sábado (19/02) selecionou mais 18 atletas dos núcleos parceiros para integrar o time: 5 do Craques da Vida, (Vila Aliança); 9 do Bom Esporte (Cidade de Deus),  2 do Parque Ipanema (Queimados) e 2 do Cantagalo (Ipanema) – aprovados ano passado. 

 

Os atletas escolhidos se juntaram à equipe restante da conquista do estadual em 2021 e conheceram a comissão técnica e as instalações do CT. O atacante Yan Lucas, de 18 anos, do polo da Cidade de Deus, fala da alegria em fazer parte do Pérolas. “Fiquei muito feliz por receber essa oportunidade do Pérolas Negras. Eu sempre dediquei minha vida ao futebol e quero viver do futebol, por isso a importância desse momento”. 

 

Ryan Antônio, de 16 anos, da Vila Aliança, escolhido através do torneio do ano passado, reforça a importância dessa iniciativa para os jovens de periferias: “Eu acho legal porque dá oportunidades que muitos não têm, principalmente os jovens de favela. Esse torneio mostra que nas comunidades existem jogadores que são essenciais para o clube”. 

 

Os coordenadores e técnicos das comunidades são unânimes, para eles, essa integração é uma chance de os atletas mostrarem seu talento e crescerem em suas carreiras. Franklin Ferreira, do Craques da Vida, reforça o papel social do Pérolas Negras. “O Pérolas vem resgatar a parte social do futebol que está escondida. Além do alto rendimento, aqui tem transformação de vidas, dá a oportunidade de todos virem fazer a avaliação”, conta. 

 

O vice-presidente e treinador do Parque Ipanema, Juan Pereira, reforça que existe uma burocracia para avaliações serem feitas em outros clubes e o Pérolas Negras facilita o acesso. “Para fazer uma avaliação em um clube profissional, há um desgaste psicológico e  financeiro, é um processo burocrático. No Pérolas, isso é facilitado, pois é enviado um ônibus para buscar os atletas nas comunidades e eles jogam em sua equipe habitual, o que aumenta o rendimento e possibilita que mostrem seu potencial.”

 

Segundo o treinador da categoria, Helder Bruno, o elenco de 2021 foi montado em grande parte por atletas dos núcleos e foi bem-sucedido, sendo campeões. Então, a proposta é continuar fazendo esses torneios para lapidar e captar mais atletas dessa maneira, que foi a base do time ano passado. 

 

Na atual temporada, o Sub-20 do Pérolas Negras vai disputar a Série B1 do estadual e a Copa Rio/OPG.







Skip to content